Em nossa sociedade mães que fazem amamentação prolongada são diariamente criticadas pelas pessoas sem informação, inclusive por outras mães, o que torna a amamentação mais difícil.
O bebê faz um ano, e de repente, todo aquele leite maravilhoso que ela tinha, virou... sabe lá o que?! De repente as críticas foram aumentando: "essa criança tá grande demais" "ainda tem leite?" "vai tirar do peito quando" "esse leite não serve mais pra nada" "virou água"... ou pior, tudo que estiver acontecendo de ruim, a culpa é do aleitamento materno. Mãe tá magra demais? Criança não come comida? Tudo culpa do leite materno. Ninguém olha outros fatores e colocam a culpa no leite.
Como pode, um alimento passar de padrão ouro, do melhor do mundo , para limbo em apenas um ano?
A primeira coisa que a mãe que amamenta tem que ter em mente é que ela não deve satisfação sobre sua amamentação para NINGUEM! A amamentação é uma relação entre mãe e filho e somente esses dois podem decidir juntos qual o momento certo do desmame.
O principal fator que incomoda mães que amamentam de forma prolongada diz respeito a terceiros que insistem em criticar sua atitude, nenhuma pessoa deveria se sentir no direito de se envolver em uma relação que não te diz respeito.
A OMS (organização mundial da saúde) não determina um prazo para o fim da amamentação, ao contrário, ela ressalta que se deve amamentar por 2 anos ou MAIS. Além disso o leite materno não vira água como muitos desinformados pensam, o corpo continua produzindo leite com todos seus benefícios e nutrientes independente do tempo da amamentação.
Benefícios da amamentação continuada para a criança:
- Diminui o risco de alergias
- Protege contra infecções respiratórias
- Promove uma melhor nutrição
- Diminui risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
- Reduz chance de obesidade
Todas as crianças largam o peito, cedo ou tarde, não é preciso fazer nada para que eles larguem, apenas respeitar seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário