Não há nada do mundo que deixe os pais mais ansiosos do que saber se o peso e a altura de seus filhos correspondem com o ideal para sua idade.
Toda mãe se preocupa com o ganho de peso do bebê recém-nascido. Querem filhos fortes e saudáveis. Se a criança está abaixo do peso, as mamães ficam preocupadas; se é uma criança mais pesada, logo vira fonte de comentários orgulhosos como: olha como ele nasceu grandão?.
Mas nem sempre o peso é o principal indicativo de saúde em um recém-nascido. Bebês muito magros nem sempre estão sob risco de não se desenvolver direito e bebês gorduchos podem atingir a obesidade facilmente e apresentar problemas no futuro.
O aumento de peso, mensal nos primeiros três meses (criança alimentada ao seio) será aproximadamente de 600 a 800g por mês, alcançando, portanto, um peso de 2500g além do peso do nascimento. No trimestre seguinte, o aumento esperado será de 600 a 800g por mês, portanto, o bebê terá duplicado o peso do nascimento ao alcançar 6 meses de idade. Desde então, o aumento de peso se tornará mais lento, perfazendo a média de 400 a 600g por mês até completar o primeiro ano de vida quando alcançará 10 a 12 kg, ou seja, triplicará o peso do nascimento.
Da mesma maneira que o aumento de peso, aumento da estatura é desenvolvido de forma muito individual, existem bebês que crescem centímetro a centímetro com enorme regularidade, no entanto alguns parecem que crescem aos pulos. No nascimento a média da estatura varia de 49 a 50 cm e ao completar o primeiro ano de vida a criança terá crescido em torno de 25 cm.
Lembrando que somente um médico poderá avaliar com segurança se a curva de peso e crescimento de seu filho está adequada à sua idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário